Se você quiser incorporar algo assim na sua campanha, aqui vão algumas sugestões. Em primeiro lugar, você pode transformar o treinamento em uma aventura. Durante o treinamento, os alunos passam por perigos e dificuldades durante seu treinamento. Fazem testes de perícias (como Atletismo, para nadar com armadura completa), de resistência (corridas e marchas forçadas) e de habilidade (Inteligência, para memorizar informação). Travam combates contra humanoides hostis. No caso de um treinamento "extremo", você só precisa transformar as situações em encontros e estabelecer a CDs para as tarefas, distribuindo XP normalmente ao fim da sessão. A única mudança real é que o próximo nível deve corresponder ao treinamento realizado. Isso, é claro, se todos os personagens jogadores estiverem interessados no mesmo tipo de treinamento. Se houver intersses diferentes, pode haver várias "turmas", cada uma com um aprendizado especializado. Assim como em uma aventura normal, é preciso haver chance de falha (e morte!) e bastante detalhamento.

Também é possível que você queira um treinamento menos detalhado. Talvez o processo não seja tão perigoso e não haja desafio real. Então é melhor conduzir o treinamento "longe das câmeras". Considere que um personagem deve treinar oito horas por dia durante um mês inteiro para obter 1.000 XP ou um talento cujos pré-requisitos ele cumpra. Em ambos os casos o personagem precisa de um tutor ou escola.

Adicionar esta regra opcional traz mais opções aos jogadores, mas também alguns problemas em potencial. Em primeiro lugar, pode deixar os personagens "acomodados": a menos que haja um limite de tempo, eles podem decidir treinar por alguns meses antes de entrar na próxima masmorra. Para evitar isso, o mestre pode simplesmente determinar que não há tutores disponíveis para o nível do personagem — ou então fazer com que os vilões aproveitem essas "férias" para colocar seus planos malignos em prática. Outra dor de cabeça em potencial é o desequilíbrio. Se todos os personagens treinarem para adquirir talentos, ficarão mais poderosos do que o normal para seu nível. Por fim, note que adotar esta regra opcional pode deixá-lo de "mãos amarradas" para fazer descrições simples: sempre que você disser "Então dois meses se passam", algum jogador pode saltar sobre a oportunidade e aproveitar o tempo para treinar.

A solução para todos esses problemas é a mesma: determine que apenas alguns tipos de treinamentos oferecem XP ou talentos. Algo como um treinamento extremo rende uns bons 2.000 XP, mas apenas achar um espadachim aposentado e pedir-lhe que ensine alguns truques não resulta em nada. É melhor manter as oportunidades de treinamento nas mãos do mestre, na forma de tutores especiais, escolas secretas ou condições que precisam ser cumpridas antes que um aluno seja aceito. É possível criar uma aventura inteira ao redor dos pré-requisitos para ser treinado. O treinamento é como um item mágico: oferece vantagens ao personagem, mas só é adquirido quando e onde o mestre determina.