Tabela: O Racionalista Editar

Nível BBA Habilidades de Classe
+0 Ceticismo (bônus contra efeitos divinos), Magias
+1 Lógica Fria
+1
+2 Ceticismo (anular magias divinas)
+2 Advogado de Regras
+3 Resultados Previsíveis
+3 Ceticismo (anular qualquer magia)
+4 Mediano
+4 Isso não existe!
10º +5 Ceticismo (só pode ser afetado por magias que ele mesmo conheça)

Pré-requisitosEditar

Características de Classe Editar

Pontos de Vida: um racionalista recebe 2 PV (+mod. Constituição) por nível.

Habilidades de Classe Editar

CeticismoEditar

A primeira coisa que o Racionalista aprende a questionar são explicações fáceis, como milagres e intervenções divinas. No 1° nível, o racionalista recebe um bônus igual ao seu nível nesta classe de prestígio em todos os testes de resistência contra magias divinas ou habilidades provenientes de deuses (como talentos de poder concedido, destruir o mal, etc.)

No 4° nível, a mente do racionalista torna-se ainda mais forte. Sempre que uma magia divina for lançada em sua presença, ele pode fazer um teste de Conhecimento (qualquer) contra CD 20+nível da magia. Em caso de sucesso, o racionalista pode gastar uma quantidade de PM igual à que o conjurador divino gastou (ou "esquecer" uma magia memorizada de mesmo nível) e anular completamente a magia divina. Isto é uma reação.

No 7° nível, o racionalista questiona até mesmo a magia arcana - "É mágica!" parece-lhe uma explicação fácil demais para qualquer fenômeno. Ele pode anular qualquer magia com esta habilidade. A CD do teste de Conhecimento, os PM necessários e a ação continuam os mesmos.

No 10° nível desta classe de prestígio, o racionalista só acredita no que pode comprovar por si mesmo. Ele só pode ser afetado por magias que ele mesmo conheça e seja capaz de lançar.

MagiasEditar

Níveis de racionalista se acumulam com níveis numa classe conjuradora arcana que o personagem já possua para propósitos de magia conhecidas e PM.

Lógica FriaEditar

O pensamento rigoroso do racionalista torna-o muito resistente a quaisquer formas de sugestão. Ele recebe um bônus igual ao seu nível nessa classe em todos os testes de resistência contra efeitos mentais.  

Advogado de RegrasEditar

O racionalista tem uma visão muito clara de com o o mundo deveria ser. Até ver provas concretas, ele se recusa a aceitar o contrário! A partir do 5º nível, o racionalista pode anular qualquer talento, habilidade de classe ou habilidade racial que ele mesmo não possua e esteja sendo usado a até 9m, por uma rodada. Esta habilidade pode ser usada uma vez por dia.  

Resultados PrevisíveisEditar

O inesperado e extravagante não têm lugar no mundo do racionalista. Sempre que ele mesmo ou um oponente a até 18m obtiverem um resultado “1” ou “20” em um 1D20, o racionalista pode fazer com que a rolagem seja repetida. Ele deve o novo resultado, mesmo que esse seja pior que o primeiro. Esta habilidade pode ser usada uma vez por dia.

MedianoEditar

O racionalista sabe que resultados medianos são mais frequentes do que quaisquer extremos. Depois que ele ou um oponente a até 18m rolarem dados para determinar fatores aleatórios em uma magia (dano, numero alvo, etc.), o racionalista pode descartar o resultado obtido nos dados e considerar que a média foi rolada, Por exemplo, um racionalista lança uma bola de fogo (dano 6D6). Obtendo apenas 6 pontos de dano (uma improbabilidade estatística), o racionalista descarta o resultado, ficando com a média, ou 21 pontos de dano. Esta habilidade pode ser usada uma vez por dia.

Isso Não Existe!Editar

Ás vezes, a fama de chatos dos racionalistas é merecida. Esbravejando contra tudo que não se enquadre com sua forma de ver o mundo, o racionalista pode impor seu rigor cientifico a própria realidade. Ao se deparar com uma criatura ou personagem que pareça estar “fora do lugar” ou ser “estranho demais” (como um anão em um navio cheio de elfos, um dragão vermelho em um pântano ou um bravo gnoll paladino), o racionalista pode fazer um teste de conhecimento (qualquer), resistido por um teste de vontade da criatura. Em caso de sucesso, o racionalista pode causar 1D4 de dano na constituição da criatura – ela mesma parece se convencer de que sua existência não faz sentido! Ele pode usar essa habilidade tantas vezes por dia quanto quiser. Contudo, uma vez que falhe em um teste, precisa reavaliar sua visão de mundo e não pode tentar de novo por 24 horas.