Tabela: O Mestre dos DisfarcesEditar

Nível BBA Habilidades de Classe
+0 Ferramentas perfeitas
+1 Mil Faces (1 identidade, 1 hora)
+2 Ilusionista
+3 Mil Faces (2 identidades, 1 hora)
+3 Golpe de Confiança (acerto crítico), Ilusionista
+4 Mil Faces (2 identidades, 10 minutos)
+5 Ilusionista
+6 Mil Faces (3 identidades, 10 minutos)
+6 Ilusionista
10º +7 Dupla Verdade, Golpe de Confiança (golpe de misericórdia), Mil Faces (3 identidades, ação completa)

Pré-requisitosEditar

Características de ClasseEditar

Pontos de Vida: Um Mestre dos Disfarces ganha 3 (+ mod. Constituição) PV por nível.

Habilidades de ClasseEditar

Ferramentas PerfeitasEditar

No 1° nível, o mestre dos disfarces recebe um kit de disfarces magistral. Este kit é ainda superior a um kit obra-prima. Com o kit magistral, você pode se disfarçar em metade do tempo normal (veja a perícia Enganação). Além disso, munido deste kit, recebe um bônus de +10 em todos os testes de Enganação para se disfarçar e disfarçar outras pessoas. O kit do mestre dos disfarces é composto de substâncias alquímicas complexas, que devem ser misturadas na proporção e ordem corretas. Por isso, nenhum personagem que não pertença a esta classe de prestígio pode usar um destes kits.

Mil FacesEditar

Apenas disfarçar-se não é suficiente para um mestre. Ele precisa ser outra pessoa. A partir do 2° nível, o mestre dos disfarces recebe uma segunda identidade. Esta segunda identidade pode pertencer a qualquer sexo e raça (até uma categoria de tamanho menor ou maior que a raça verdadeira do mestre). O mestre dos disfarces precisa de uma hora para trocar de sua identidade verdadeira para a identidade secundária, e precisa de seu kit de disfarces magistral. Contudo, uma vez que a identidade secundária seja assumida, nada, a não ser uma confissão ou dedução lógica, pode revelar que as duas identidades pertencem à mesma pessoa. Nenhuma magia de leitura da mente revela a verdade, nenhuma habilidade de classe detecta a mentira... Nada funciona. A identidade secundária tem documentos, trabalho, tendência, um histórico forjado... Enfim, tudo que uma pessoa real teria. Com o tempo, o mestre dos disfarces pode também criar uma família e uma rede de contatos ao redor da identidade secundária. Muitos mestres têm mais de uma família, grupo de amigos e até grupo de aventureiros! Nenhum uso de perícia direto (como Intuição ou Intimidação) revela a verdade, mas, como já foi dito, dedução lógica pode fazer isso. O mestre tem a palavra final, mas em geral “dedução lógica” se refere a uma investigação profunda, lidando com evidências materiais, que não derivam de conversas apenas com o mestre dos disfarces ou coisas do gênero. Caso o mestre dos disfarces seja um PdM, em geral os jogadores precisariam pensar por si só (sem usar as perícias dos personagens) para montar o quebra-cabeças das identidades. Por exemplo, a ladina Livia tem uma identidade secundária, a nobre Cyrenna. Na vida real, Livia é uma ladra e assassina vinda das Montanhas Sanguinárias, mas Cyrenna é uma aristocrata de Valkaria. Cyrenna começa a fazer amizades e chega a casar com um nobre, tendo sua própria casa, seus empregados, sua vida na corte, etc. Livia continua cometendo seus roubos e assassinatos. Embora às vezes seja difícil justificar para o marido de Cyrenna suas frequentes ausências, o nobre nunca irá descobrir a verdade, a não ser que investigue e junte os pontos por si só — nem todos os magos de Valkaria poderiam arrancar a verdade de sua esposa... Cada identidade secundária possui uma aptidão especial, escolhida da lista abaixo. Você “entra no personagem” de tal forma que, uma vez disfarçado, consegue realizar façanhas que não conseguiria normalmente.

Acadêmico Você recebe treinamento em três perícias baseadas em habilidades mentais à sua escolha.

Aristocrata Você recebe +4 em testes de Diplomacia e acesso a pequenos favores da nobreza, como hospedagem em palácios e mansões, caronas de carruagem, convites para festas, etc.

Assassino serial Uma de suas identidades falsas serve como válvula de escape para seus desejos mais sombrios... Você recebe ataque furtivo +3d6. Você só pode possuir esta aptidão se for de tendência Neutra ou Maligna.

Colecionador Uma vez por aventura (ou por sessão de jogo, de acordo com o mestre), você recebe um item qualquer mundano ou mágico, à sua escolha. O valor máximo do item é de 10.000 TO. A partir do 5º nível de mestre espião, o valor aumenta para 25.000 TO. No 10º nível de mestre espião, o valor aumenta para 50.000 TO. O item é um empréstimo de uma instituição ou colega colecionador, e deve ser devolvido no fim da aventura.

Inocente Sua identidade falsa é uma pessoa comum, indistinta. Pode ser um fazendeiro, um artesão medíocre, um criado no castelo, etc. Você recebe +4 em testes de Obter Informação e o talento Aparência Inofensiva.

Mercador Uma vez por aventura (ou por sessão de jogo, de acordo com o mestre), pode fazer um teste de Ofício. Você recebe um valor igual ao resultado do teste de Ofício x 100 TO. Este dinheiro vem dos negócios e investimentos que sua identidade falsa possui.

Oficial Militar Sua identidade secundária possui um cargo no exército de um reino ou outra instituição militar de grande poder. Você recebe o talento Liderança (seguidores), acesso amplo a recursos e fortificações e acesso limitado a informações confidenciais, como planos de ataque do reino.

Soldado Você aprende a usar todas as armas marciais, e recebe um bônus de +2 em jogadas de ataque.

Selvagem Você recebe treinamento em Sobrevivência e os talentos Vitalidade e Duro de Matar.

Com a permissão do mestre, você pode criar outras aptidões para suas identidades falsas. Você pode substituir uma identidade por outra com um mês de trabalho (para mudar de aptidão ou para se livrar de uma identidade que já tenha sido descoberta).

No 4°, você recebe uma identidade adicional. A partir do 6º nível, pode trocar de identidade em um minuto. No 8º nível, recebe mais uma identidade adicional (neste ponto, você possui, além de sua identidade verdadeira, três identidades falsas). Por fim, a partir do 10º nível, pode trocar de identidade com uma ação completa.

IlusionistaEditar

No 3° nível, você se torna tão acostumado com a falsidade que adquire a capacidade espontânea de lançar feitiços ilusórios. Escolha uma magia de ilusão que você poderia lançar se fosse um feiticeiro com nível de classe igual ao seu nível total de personagem. Você pode lançar esta magia uma vez por dia, como se realmente fosse um feiticeiro deste nível. A cada dois níveis, você pode escolher uma magia de ilusão diferente.

Golpe de ConfiançaEditar

O mestre dos disfarces é um assassino letal. A partir do 5° nível, quando estiver com uma de suas identidades secundárias, adjacente a uma pessoa que confie nessa identidade (por exemplo, um amigo, colega de trabalho, marido ou esposa, companheiro de grupo de aventureiros, etc.), você pode fazer um ataque corpo-a-corpo contra essa pessoa. A vítima é considerada desprevenida e, se o ataque acertar, é um crítico automático. No 10° nível, se o ataque acertar, é um golpe de misericórdia automático. Note que usar esta habilidade pode comprometer a identidade secundária — mas não necessariamente.

Dupla VerdadeEditar

No 10° nível, o mestre dos disfarces adquire a assustadora capacidade de realmente mudar quem é. Escolha uma de suas identidades falsas, adquiridas pela habilidade mil faces. Você pode fazer uma ficha completa para esta outra identidade, totalmente diferente de sua ficha verdadeira — apenas com os níveis de mestre dos disfarces que você tem, e os pré-requisitos da classe. Tudo pode mudar, inclusive suas habilidades básicas, sua raça, sua classe e quaisquer outras características. Essa segunda ficha ainda recebe os benefícios da aptidão que a identidade secundária possuía.