FANDOM


Tabela: Menestrel Editar

Menestrel

Menestrel

 
Nível BBA Habilidades de Classe
+0 Musa inspiradora, música de bardo
+1 Luta galante
+2 Predileção, música de bardo
+3 Musa inspiradora
+3 Luta galante (+2 usos)
+4 Obra de arte, música de bardo
+5
+6 Musa inspiradora
+6 Luta galante (+3 usos), música de bardo
10º +7
11º +8
12º +9 Musa inspiradora, música de bardo
13º +9 Luta galante (+4 usos)
14º +10
15º +11 Música de bardo
16º +12 Musa inspiradora
17º +12 Luta galante (+5 usos)
18º +13 Música de bardo
19º +14
20º +15 Ars longa, vita brevis; musa inspiradora

Características de Classe Editar

Pré-Requisitos: Treinado em Atuação

Pontos de Vida: padrão

Perícias Treinadas: padrão

Perícias de Classe: padrão

Talentos Adicionais: padrão

Habilidades de Classe Editar

Música de Bardo Editar

você pode usar música (ou outro tipo de arte performática, como dança) para gerar vários efeitos mágicos. Você começa com dois efeitos da lista a seguir, à sua escolha. No 3º nível, e a cada três níveis seguintes, aprende um novo efeito (isso é diferente do bardo padrão, que recebe um efeito a cada dois níveis). Todos os efeitos têm alcance de 9m e duração de 1 minuto, a menos que sua descrição diga o contrário. Usar esta habilidade é uma ação padrão, e ela pode ser usada um número de vezes por dia igual a seu nível + seu modifi cador de Carisma. Você só pode usar esta habilidade se for treinado em Atuação. Ela só afeta criaturas inteligentes (Int 3 ou mais) que possam ouvi-lo (ou vê-lo, conforme o tipo de Atuação).

Você tem acesso a todos os efeitos da música do bardo padrão. Além disso, tem acesso aos efeitos exclusivos a seguir:

Marcha: você é capaz de fazer seu grupo viajar mais rápido. Esta música afeta até 10 criaturas, incluindo você. Tem duração especial de um dia, e termina se a marcha for interrompida por algum evento. Quando estiver sob efeito desta música, aumente o deslocamento do membro mais lento do grupo em uma categoria.

Marcha Aprimorada: esta música tem duração especial de um dia, e termina se a marcha for interrompida por algum evento. Você reduz a CD do teste de Fortitude para realizar marcha forçada em 5 pontos — passa a ser (CD 10 + 1 por teste anterior) por hora. (Tormenta RPG, Capítulo 10).

Pré-requisito: marcha, 4° nível.

Hino Religioso: você entoa um cântico religioso que inspira os sacerdotes presentes (em termos de jogo, qualquer personagem devoto). Criaturas afetadas por este hino recebem 2 PM para preparar magias divinas. Uma criatura só pode se beneficiar deste efeito uma vez por dia.

Pré-requisito: ser devoto de um deus (através de habilidade de classe ou talento).

Hino Religioso Aprimorado: igual a hino religioso, mas os sacerdotes recebem 1 PM para cada nível de bardo que você tem para preparar magias divinas. Uma criatura só pode se beneficiar deste efeito uma vez por dia.

Pré-requisitos: hino religioso, 4º nível.

Musa Inspiradora Editar

Cada menestrel tem suas musas ou musos inspiradores. Você escolhe duas musas no 1° nível e mais duas a cada 5 níveis subsequentes. Você pode invocar a memória de sua musa para inspirá-lo a realizar grandes feitos. Faça um teste de Vontade contra CD 15. Caso você seja bem-sucedido, inspira-se com sua musa e recebe um bônus de +8 no próximo teste de d20 que fizer (um teste de resistência ou perícia, ou uma jogada de ataque). Você pode usar esta habilidade quantas vezes quiser, mas a CD aumenta em +3 a cada tentativa. Quando você falhar em se inspirar em sua musa, não pode mais tentar até que sua inspiração esteja renovada. Uma vez que você renove sua inspiração, a CD para usar esta habilidade volta a ser 15 e começa a aumentar de novo a cada uso subsequente.

Para renovar sua inspiração, você deve passar algum tempo com sua musa (conversando com ela, observando-a de longe, ouvindo sua voz...), ou deve encontrar algum sinal dela (como um lencinho deixado para trás, um bilhete, um retrato dela em uma parede...) ou deve meditar com algum objeto que ela tenha lhe dado. O mestre decide quando e como você pode renovar sua inspiração, com base nas circunstâncias da campanha.

Contudo, se você tiver acesso constante a um objeto dela com o qual meditar (por exemplo, ela lhe deu um anel e você pode simplesmente ficar olhando-o), considere que pode renovar sua inspiração uma vez por semana.

A CD para se inspirar em cada musa aumenta em separado. Se você se inspirou em sua primeira musa, pode se inspirar na segunda sem que isso aumente a dificuldade do teste. Com a permissão do mestre, cada musa ou muso específico pode conceder benefícios diferentes.

Cada musa influencia seu artista de uma forma diferente. Com a permissão do mestre, sua musa pode lhe conceder um benefício diferente do bônus de +8 normal.

Musos, Musas e BônusEditar

Cada musa influencia seu artista de uma forma diferente. Com a permissão do mestre, sua musa pode lhe conceder um benefício diferente do bônus de +8 normal. Aqui vão algumas sugestões, mas os jogadores são incentivados a usar como musos PdMs (ou até mesmo PJs!) com quem tenham interagido durante a própria campanha.

Lady Florisa, de beleza incomensurável. Você recebe um bônus de +4 no próximo teste de d20 e +4 em Carisma por uma hora.

Lady Helen, a Sábia. Você recebe um bônus de +12 no seu próximo teste de perícia.

Sir Hardy, aquele que nunca dobra o joelho. Você recebe um bônus de +6 no seu próximo teste de d20 e 3 PV temporários por nível de personagem.

Katabrok, o Azarado. Você recebe um bônus de +10 no próximo teste de d20, mas sofre uma penalidade de –20 no teste logo posterior a este.

Brastias, o Braço Forte. Você recebe um bônus de +10 na sua próxima jogada de ataque de corpo-a-corpo. Além disso, causa 1d6 pontos de dano adicional para cada musa/muso que tiver.

Lyana, a caçadora de mira infalível. Você recebe um bônus de +10 na sua próxima jogada de ataque à distância. Além disso, causa 1d6 pontos de dano adicional para cada musa/muso que tiver.

Raven Blackmoon, bela e misteriosa. Você pode lançar uma magia qualquer, com custo em PM igual ou menor que seu nível de bardo.

Princesa Aethelswygga dos pés gelados. Você recebe um bônus de +12 no seu próximo teste de d20, mas seus aliados sofrem uma penalidade de –4 no próximo teste de d20 de cada um deles.

Bryan John, o bardo famoso por sua barba e seu talento musical. Você recebe um bônus de +10 no seu próximo teste de Atuação e pode rolar novamente um desses testes até o fim do dia.

Bratur, o aprendiz, estudante e diletante. Você recebe um bônus de +4 nos seus próximas três testes de d20.

Athena, a nobre ardilosa. Você recebe um bônus de +6 em testes de Diplomacia, Enganação e Furtividade por um dia inteiro.

Kyaya, a amazona indomada. Você recebe um bônus de +6 em testes de Cavalgar e Atletismo por um dia inteiro.

Lady Lisa do sorriso enigmático. Você recebe um bônus de +6 em testes de Atuação e Intuição por um dia.

Walter Dunbar, aquele que tudo vê e tudo ouve, pois tem grande olhos e orelhas. Você recebe um bônus de +6 em testes de Percepção e Iniciativa por um dia.

Karla Tyra, donzela em eterno perigo. Você recebe um bônus de +4 em CA e testes de resistência por enquanto estiver em uma missão para salvar alguém em perigo (duração máxima de um dia).

Sir Fumas, o paladino, dizimador das hordas do mal. Você recebe um bônus de +4 em jogadas de ataque e dano contra criaturas Malignas por um dia inteiro.

Sir Borrs, o cavaleiro das pernas rápidas. Você recebe um bônus de +4 em CA e +9m de deslocamento enquanto estiver fugindo de um combate (duração máxima de uma hora).

Lorde Xandros, o Incauto. Você recebe um bônus de +10 em todos os testes de d20 enquanto estiver com 10 ou menos PV (duração máxima de uma hora).

Dom DeMarco, o conquistador incorrigível. Você recebe um bônus de +12 no seu próximo teste de perícia social, mas apenas contra “alvos” femininos.

Lady Elizabeth, a cortesã irresistível. Você recebe um bônus de +12 no seu próximo teste de perícia social, mas apenas contra “alvos” masculinos.

Sacerdotisa Demilke das mãos gentis. Você recebe um bônus de +10 no seu próximo teste de Cura. Se você for bem-sucedido no teste, seu alvo recupera 3 PV por nível de bardo que você possui.

Quasimodus, o feio de coração puro. Você abre mão do seu bônus para conceder um bônus de +6 no próximo teste de um aliado a até 12m. Você pode usar esta habilidade fora de sua rodada, como uma ação livre.

Klunc, bárbaro de poucas palavras e muito dano. Você recebe um bônus de +6 na sua próxima jogada de ataque e aumenta a margem de ameaça do acerto crítico e o

multiplicador em um ponto.

Senomar, o gênio vanguardista. Você recebe um bônus de +6 em testes de Atuação e Ofício por um dia inteiro, mas sofre uma penalidade de –4 em todas as demais perícias pelo mesmo período.

Luta Galante Editar

No 2º nível, você recebe o talento Luta Galante. Você pode usar um teste de Atuação no lugar de uma jogada de ataque ou de sua classe de armadura contra um ataque (neste caso, faça um teste de Atuação; se o resultado for maior que a jogada de ataque do oponente, você evita o ataque). Você pode utilizar este talento um número de vezes por dia igual ao seu bônus de Carisma. Você pode utilizar esse talento duas vezes adicionais no 5° nível, três vezes adicionais no 9º, quatro vezes adicionais no 13º e cinco vezes adicionais no 17º (para um total de usos igual a bônus de Carisma +5).

Predileção Editar

no 3º nível, você deve escolher em qual campo da arte você irá se dedicar de corpo e alma. Escolha uma das sete artes reconhecidas pelas principais guilda de artistas: Dramaturgia, Dança, Música, Escrita, Escultura, Pintura ou Desenho. Você recebe o talento Foco em Perícia para Atuação (caso se especialize em uma das três primeiras artes) ou em Ofício (caso seu foco seja uma das quatro últimas). Se você já tem este talento, aumenta o bônus em +4. Além do talento Foco em Perícia, você recebe o talento Treinamento em Perícia em outra das perícias da lista. Por exemplo, se você é um desenhista, pode receber Foco em Perícia (Ofício [desenho]) e Treinamento em Perícia (Atuação [música]).

Obra de Arte Editar

No 6º nível você pode criar itens que inspiram os outros. Não são necessariamente obras-primas, mas obras que despertam sentimentos nas pessoas. Você deve sempre dedicar a sua obra de arte ao homenageado — que não pode ser você mesmo. Então deve gastar o tempo e o dinheiro indicados na descrição de cada obra e fazer um teste de Atuação ou Ofício contra CD igual a 10 + nível do homenageado. Se você for bem-sucedido, o homenageado recebe 1d3 pontos de ação. Além disso, ele conta como se tivesse 4 níveis a mais para calcular os benefícios de seus pontos de ação. Este efeito só se aplica aos pontos de ação ganhos pela homenagem.

Peça de Teatro: 1 mês de escrita e ensaios. Teste de Atuação (dramaturgia). Para que o efeito ocorra, a peça deve ter uma plateia de, no mínimo, 10 pessoas por nível do homenageado — que também deve estar presente. Custo de 10 TO por nível do homenageado.

Dança: 1 mês de coreografia e ensaios. Teste de Atuação (dança). Para que o efeito ocorra, a peça deve ter uma plateia de, no mínimo, 10 pessoas por nível do homenageado — que também deve estar presente. Custo de 5 TO por nível do homenageado.

Música: 1 semana de composição. Teste de Atuação (música). Para que o efeito ocorra, a apresentação deve ter uma plateia de, no mínimo, 1 pessoa por nível do homenageado — que também deve estar presente. Custo de 5 TO por nível do homenageado.

Livro: 2 meses de escrita. Teste de Ofício (escrita). Para que o efeito ocorra, o livro deve ser lido pelo homenageado. Custo de 5 TO por nível do homenageado.

Estátua: 1 mês de manufatura. Teste de Ofício (escultura). Para que o efeito ocorra, o homenageado deve admirar a obra por um dia inteiro. Custo de 10 TO por nível do homenageado.

Quadro ou Desenho: 1 semana pintando ou desenhando. Teste de Ofício (pintura ou desenho). Para que o efeito ocorra, o homenageado deve admirar a obra por um dia inteiro. Custo de 5 TO por nível do homenageado.

Ars Longa, Vita Brevis Editar

você faz algo muito mais importante do que meramente sobreviver — você cria sua obra-prima... E morre. Na verdade, você não chega a morrer, embora alguns menestréis digam que isso é muito mais romântico e autêntico. Você cria uma obra de arte que homenageia algo ou alguém para sempre, em escala épica. Funciona como obra de arte, mas pode beneficiar uma pessoa para cada um de seus níveis de menestrel. Todas essas pessoas recebem 3 pontos de ação, e passam a contar como 4 níveis acima de seu nível real para todos os seus benefícios de pontos de ação, por um mês. Em contrapartida, você deve passar uma semana em reclusão total, recuperando-se do esforço da criação, para cada pessoa homenageada por sua obra-prima. Você mesmo pode ser um dos homenageados, desde que sua obra honre um grupo do qual você faz parte (como uma guilda de artistas ou um bando de heróis).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.