V

Vazio

Nível: arcana 8 (encantamento);

Tempo de Execução: ação completa;

Alcance: toque;

Alvo: 1 criatura;

Duração: permanente;

Teste de Resistência: Vontade anula.

Uma vítima desta magia perde a memória de quem é, assim como todas as perícias, talentos e habilidades de classe, tornando-se na prática uma pessoa comum. Na verdade, nenhuma dessas habilidades é realmente perdida — a vítima simplesmente não se lembra mais que as possui. Valores de habilidades e pontos de vida permanecem os mesmos (o personagem os utiliza inconscientemente).

Caso a magia seja dissipada, o personagem vai se lembrar de suas habilidades aos poucos, no período de 1d4+2 dias (o mestre determina quais habilidades são lembradas, e em que ordem).

Eventualmente, o personagem afetado por vazio pode ter “lampejos” de memória, que permitam usar uma de suas habilidades — especialmente em situações extremas, como usar remover condição para salvar uma pessoa querida doente, ou usar todas suas graduações de Furtividade quando perseguido por um grupo de bugbears. O personagem não saberá explicar de onde veio essa habilidade.

Um desejo ou milagre recupera imediatamente todas as memórias perdidas.

Velocidade

Nível: arcana 3 (transmutação)
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: 9m
Alvo: 1 criatura
Duração: 1 minuto
Teste de Resistência: nenhum.

O alvo se move e ataca rapidamente, recebendo +2 nas jogadas de ataque, CA e testes de Reflexos. Seu deslocamento aumenta em 9m e, se ele gastar uma ação completa, pode fazer um ataque adicional.

Velocidade dissipa lentidão.

Vento Sussurrante

Nível: arcana 2 (ar)

Tempo de Execução: ação padrão

Alcance: 10km

Efeito: mensagem de até 25 palavras

Duração: instantânea

Teste de Resistência: nenhum

Você envia uma mensagem de até 25 palavras. O vento sussurrante viaja até o local escolhido, desde que consiga encontrar um caminho (ele não pode atravessar paredes, por exemplo), e profere sua mensagem, mesmo que ninguém esteja ali para receber.

Você decide a velocidade do vento, de 1km por hora até 1km por minuto.

Ventriloquismo

Nível: arcana1 (ilusão);
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: 9m;
Efeito: Som Inteligível;
Duração: 1 minuto;
Teste de Resistência: vontade anula.

Você pode fazer sua voz ( ou qualquer outro som emitido vocalmente) parecer vir de outro lugar, como outra criatura, uma estátua, ou o outro lado de uma porta, o final de um corredor... Uma criatura que escute tem o direito de um teste de vontade para perceber que se trata de uma ilusão.

Ver o Invisível

Nível: arcana 2 (adivinhação)

Tempo de Execução: ação padrão

Alcance: pessoal

Alvo: você

Duração: 1 hora

Teste de Resistência: nenhum.

Você enxerga criaturas e objetos invisíveis como se fossem visíveis. As criaturas aparecem para você como formas translúcidas (assim você sabe que elas estão, na verdade, invisíveis).

Ver o invisível não revela criaturas que estejam simplesmente escondidas.

Véu

Nível: arcana 6 (ilusão)

Tempo de Execução: ação padrão

Alcance: 90m

Alvos: até 5 criaturas

Duração: 1 dia (D)

Teste de Resistência: nenhum ou Vontade anula (veja texto)

A aparência dos alvos muda para qualquer outra, com no máximo duas categorias de tamanho de diferença. Os alvos adquirem a aparência, cheiro e consistência da nova forma, mas voltam à forma normal se morrerem. Você precisa ser bem-sucedido em um teste de Enganação (com bônus de +10) se quiser imitar a aparência de um indivíduo específico.

Alvos involuntários podem anular a magia com um teste de Vontade. Qualquer um que interaja com os alvos também pode fazer um teste de Vontade para perceber que se trata de uma ilusão.

Viagem Planar

Nível: arcana 5, divina 5 (invocação)
Tempo de Execução: ação completa
Alcance: toque
Alvo: até 5 criaturas voluntárias
Duração: instantânea
Teste de Resistência: nenhum

Esta magia transporta até cinco criaturas para outro plano de existência. Dentro do outro plano, as criaturas chegam de 10 a 1.000km do destino pretendido (role 1d100 e multiplique por 10km). 

Componente material: um bastão de metal em forma de forquilha (no valor de 1.000 TO). O tipo de metal determina para qual plano de existência as criaturas serão enviadas. Os metais que levam a dimensões específicas podem ser difíceis de encontrar, de acordo com o mestre.

Vidência

Nível: arcana 4, divina 5 (adivinhação)
Tempo de Execução: 1 hora
Alcance: veja texto
Efeito: sensor mágico
Duração: 1 minuto
Teste de Resistência: Vontade anula

Através de lima superfície (bacia de água benta para clérigos, lago para druidas, espelho para feiticeiros e bola de cristal para magos) você pode ver e ouvir uma criatura escolhida e seus arredores (cerca de 3m em qualquer direção), mesmo que ela se mova. O alvo pode estar a qualquer distância, mas se ele é bem-sucedido em um teste de Vontade, a magia falha. 

A vítima recebe bônus ou penalidades em seu teste de resistência, dependendo do conhecimento que você tiver dela.

  • Não conhece o alvo: +10
  • Ouviu falar do alvo: +5
  • Já encontrou o alvo pessoalmente: +0
  • Conhece bem o alvo: -5
  • Tem uma descrição ou pintura do alvo: -2
  • Tem um pertence pessoal ou peça de roupa do alvo: -5
  • Tem uma parte do corpo do alvo (unhas, cabelos...): -10
  • O alvo está em outro plano ou dimensão: +5

​As seguintes magias podem ser usadas através do sensor mágico: detectar magia, detectar o mal/bem/caos/ordem e mensagem.

Vidência Maior

Nível: arcana 7, divina 7 (adivinhação)

Duração: 1 dia

Como vidência, mas dura um dia e as seguintes magias também podem ser usadas através do sensor mágico: idiomas, ler magias e visão no escuro.

Vigor do Urso

Nível: arcana 2, divina 2 (transmutação)
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: toque
Alvo: 1 criatura
Duração: 1 minuto
Teste de Resistência: nenhum

Esta magia torna o alvo mais resistente, fornecendo Constituição +4.

Vigor do Urso em Massa

Nível: arcana 6, divina 6 (transmutação)
Alcance: 9m
Alvo: até 5 criaturas
Como Vigor do Urso, mas afeta até cinco criaturas.

Virtude

Nível: divina 0 (transmutação)
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: toque
Alvo: 1 criatura
Duração: 1 minuto
Teste de Resistência: nenhum

O alvo ganha 1 PV temporário. PV temporário não são cumulativos.

Visão

Nível: arcana 7 (adivinhação);

Tempo de Execução: ação padrão.

Alcance: ilimitado;

Alvo: 1 criatura, objeto ou local Duração: instantânea Teste de Resistência: nenhum

Como lendas e histórias, mas funciona mais rapidamente, embora deixe o conjurador cansado. Você faz uma pergunta sobre uma pessoa, objeto ou lugar, lança esta magia e faz um teste de Identificar Magia. A dificuldade é CD 20 se você estiver tocando o alvo; CD 25 se não está tocando o alvo, mas já possui informações sobre ele; e CD 30 se não está tocando o alvo e ainda não possui informações sobre ele.

Se você for bem-sucedido, recebe informações sobre o alvo, como em "Lendas e Histórias". Você fica exausto por 10 minutos após lançar esta magia.

Custo de XP: 100 XP.

Visão Arcana

Nível: arcana 3 (adivinhação);

Tempo de Execução: ação padrão;

Alcance: pessoal;

Alvo: você;

Duração: 10 minutos.

Seus olhos brilham com uma luz azul, e passam a enxergar auras mágicas. Este efeito é similar a detectar magia, mas você enxerga auras mágicas a até 36 m, e recebe todas as informações sobre elas instantaneamente. Você pode gastar uma ação de movimento para descobrir se uma criatura a até 36 m é capaz de lançar magias, e qual a aura gerada pela magia mais poderosa que ela pode lançar.

Visão Arcana Maior

Nível: arcana 7 (adivinhação).

Tempo de Execução: ação padrão;

Alcance: pessoal;

Alvo: você;

Duração: 10 minutos.

Como visão arcana, mas você sabe instantaneamente se uma criatura a até 36 m pode lançar magias, e qual a aura da magia mais poderosa que ela pode lançar.

Visão no Escuro

Nível: arcana 2 (transmutação);

Tempo de Execução: ação padrão;

Alcance: toque;

Alvo: 1 criatura;

Duração: 1 hora;

Teste de Resistência: nenhum.

O alvo adquire a habilidade de enxergar normalmente no escuro, embora apenas em preto e branco. Ele ignora camuflagem (incluindo camuflagem total) por escuridão.

Visão Falsa

Nível: arcana 5 (ilusão);

Tempo de Execução: ação padrão;

Alcance: toque;

Área: emanação com 12m de raio;

Duração: 1 dia;

Teste de Resistência: nenhum.

Uma magia de adivinhação lançada para ver qualquer coisa dentro da área enxerga a visão falsa. Você define como é a visão falsa seguindo os mesmos parâmetros de uma imagem maior.

Componente material: pó de jade (no valor de 250 TO).

Visão da Morte

Nível: divina 1 (necromancia)

Tempo de Execução: ação padrão

Alcance: pessoal Alvo: você

Duração: 1 hora

Teste de Resistência: nenhum.

Você percebe automaticamente se uma criatura que esteja vendo está morta, moribunda (com 0 PV ou menos), fraca (com menos de 25% de seus PV), razoável (entre 25% e 90% de seus PV) ou saudável (mais de 90% de seus PV). Você também percebe se é um ser vivo, morto-vivo ou construto.

Visão da Verdade

Nível: arcana 6, divina 5 (adivinhação);

Tempo de Execução: ação padrão;

Alcance:toque;

Alvo: criatura tocada;

Duração: 10 minutos;

Teste de Resistência: nenhum.

Esta magia faz o alvo ver a forma real das coisas. Ele enxerga através de escuridão(normal e mágica), ilusões (tanto invisibilidade quanto formas ilusórias) e transmutações(vê a forma real de criaturas ou objetos transformados).

Esta magia não atravessa objetos sólidos, nem cancela camuflagem causada por efeitos mundanos. Assim, ela não revela coisas como disfarces comuns.

Vitalidade Ilusória

Nível: arcana 2 (Necromancia).

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Alcance: Pessoal.

Alvo: Você.

Duração: 1 hora/nível.

Você recebe 1d10+5 pontos de vida temporários + 1 por nível do conjurador (máximo +10). PV's temporários são os primeiros a serem perdidos, e desaparecem quando a duração da magia termina.

Vôo

Nível: arcana 3 (Transmutação).

Tempo de Execução: ação padrão.

Alcance: toque.

Alvo: 1 criatura.

Duração: 1 minuto .

Teste de Resistência: nenhum.

O alvo desta magia pode voar com deslocamento de 18m. Voar através desta magia é simples como andar por isso o alvo pode atacar e lançar magias normalmente enquanto voa. Quando a magia termina o alvo desce lentamente até o chão, como se estivesse sob efeito de queda suave.

Vôo Prolongado

Nível: arcana 5 (Transmutação).

Tempo de Execução: ação padrão.

Alcance: pessoal.

Alvo: você.

Duração: 1 dia.

Como vôo, mas afeta apenas você, tem duração maior e fornece um deslocamento de 12m.