FANDOM

Mestres que desejem um pouco mais de realismo e dificuldade em suas batalhas marítimas podem exigir testes de Acrobacia contra CD 5 a cada rodada quando os personagens estiverem lutando em um navio em movimento. Personagens que falhem nos testes caem no chão. A CD baixa significa que quase todos serão bem-sucedidos, mesmo com penalidades por armaduras. Contudo, todos os personagens que não são treinados em Acrobacia ficam desprevenidos (-4 na classe de armadura) quando precisam fazer testes para ficar de pé! Assim, meramente exigir o teste irá dificultar imensamente a vida dos heróis de terra firme. Esta CD presume uma embarcação em boas condições, com uma tripulação que joga areia no convés de vez em quando para tornar o piso menos escorregadio. Durante uma tempestade, a CD aumenta para 10 ou 15 (dependendo do tamanho das ondas e da quantidade de água no piso do convés). Durante um verdadeiro maremoto, a CD é 20 — mesmo marujos experimentados são jogados na água e desaparecem sem deixar rastro.

Caso você queira ainda mais realismo e dificuldade, pode impor -1 de penalidade (-2 em tempestades e -3 em maremotos) em todos os testes a bordo de um navio em movimento — o sacolejar das ondas tira o equilíbrio, diminui a resistência (enjoos) e até mesmo dificulta a concentração e o raciocínio. Um mês em alto mar deve diminuir em 1 essas penalidades, cumulativamente (assim, com três meses de experiência em navios, é possível anular a penalidade em maremotos). Contudo, a necessidade de testes de Acrobacia permanece, a menos que os personagens escolham o talento Ginga das Ondas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória