Tabela: O Guerreiro PobreEditar

Nível BBA Habilidades de Classe
+1 Voto de Pobreza, Poder Plebeu +2
+2 Poder da Simplicidade +1, Resoluto (CA ou dano)
+3 Poder Plebeu +2, Empatia com o Povo
+4 Poder da Simplicidade +2, Recursos de Plebeu
+5 Poder Plebeu +2, Virar-se sózinho
+6 Poder da Simplicidade +3
+7 Poder Plebeu +2
+8 Poder da Simplicidade +4, Recursos de Plebeu
+9 Poder Plebeu +2, Resoluto (CA e dano)
10º +10 Corpo duro, Corção mole, Poder da Simplicidade +5

Pré-requisitosEditar

Características de ClasseEditar

Pontos de Vida: um guerreiro pobre recebe 6 (+mod. Constituição) por nível.

Habilidades de ClasseEditar

Voto de PobrezaEditar

O guerreiro pobre abre mão de quase todos os seus bens materiais — ou então apenas permanece na humildade, quando nunca teve bens materiais dos quais abrir mão. Você pode escolher uma arma ou armadura com valor máximo de 100 PO. Esta será sua única posse de nota. De resto, você pode ter roupas simples, uma mochila, um cantil e rações para alguns dias, mas nada mais do que isso. Você deve receber sua parte do tesouro em quaisquer aventuras, e doar toda ela para igrejas, instituições de caridade ou alguma aldeia pobre. Você não pode aceitar itens "emprestados", nem mesmo poções (sejam de cura ou de qualquer outro tipo). Você pode aceitar que colegas ajudem-no ou curem-no com magias. Se seus companheiros reclamarem de sua teimosia, você deve permanecer estoico e continuar recusando poções e itens, arcando com as consequências.

Caso viole seu voto de pobreza, você perde todos as suas habilidades de classe imediatamente, e continua sem elas durante um mês após ter se desfeito dos itens excessivos.

Poder PlebeuEditar

Você extrai força de seu próprio orgulho, não precisando depender de objetos. Você recebe um bônus de +2 em uma habilidade básica à sua escolha. A cada dois níveis, você recebe outro bônus de +2 que pode aplicar na mesma habilidade (os bônus se acumulam) ou em outra.

Poder da SimplicidadeEditar

Sua arma ou armadura recebe habilidades especiais à medida que você sobe de nível. No 2º nível, escolha entre um bônus mágico de +1 ou um poder especial equivalente, tirado da lista encontrada em Itens Mágicos. A cada dois níveis, você recebe outro bônus de +1 ou poder especial equivalente. Você pode "economizar" estes poderes, para obter poderes equivalentes a bônus de +2, +3, etc.

ResolutoEditar

Sua força de vontade (ou teimosia...) é mais poderosa que qualquer bugiganga a partir do 2º nível, na primeira rodada de qualquer combate, faça um teste de Vontade contra CD 15. Se você  for bem-sucedido, recebe um bônus em CA ou jogadas de dano (à sua escolha) igual à margem pela qual teve sucesso no teste. Por exemplo, se obteve um resultado 22, recebe +7 em CA ou dano. A partir do 9º nível, este bônus se aplica a CA e dano.

Empatia com o PovoEditar

A partir do 3º nível, você começa a ser reconhecido como um verdadeiro campeão das pessoas comuns, alguém que enfrenta as adversidades sem recorrer a privilégios. Você recebe um bônus de +5 em todos testes de perícias baseadas em Carisma quando interage com pessoas comuns (aldeões, plebeus, pequenos comerciantes, etc)

Recursos de PlebeuEditar

Aldeões sabem tratar dos próprios animais, consertar as próprias roupas e fazer a própria comida, pois não podem contratar outros para fazer isso por eles. Você recebe Treino em Perícia (qualquer) no 4º e 8º níveis.

Virar-se SozinhoEditar

O guerreiro pobre não precisa de esmolas, e insiste que qualquer ajuda deve ser destinada aos menos favorecidos — nunca ele mesmo. Você recebe um bônus de +5 em testes de Cura para curar a si mesmo e em testes de Sobrevivência para encontrar comida ou abrigo para si mesmo. Além disso, nunca sofre penalidades por não ter um kit de ferramentas para qualquer perícia.

Corpo Duro, Coração MoleEditar

O guerreiro pobre tolera muitos golpes, mas não consegue tolerar atos de maldade ou injustiças. No 10º nível, sempre que você testemunhar inocentes (de preferência plebeus) ameaçados ou prejudicados de forma injusta, você recebe um bônus de +10 em iniciativa para entrar em combate e corrigir a situação.