Se você quiser incluir ferimentos permanentes em sua campanha, pode usar as regras opcionais a seguir.

Sempre que um personagem ficar com pontos de vida negativos, deve fazer um teste de Fortitude (CD igual ao número de pontos de vida negativos). Por exemplo, um guerreiro tem 5 PV e sofre um ataque que causa 15 pontos de dano. Estando com -10 PV, deve fazer um teste de Fortitude contra CD 10. Caso o personagem seja bem-sucedido, sofre apenas os efeitos normais de estar com PV negativos. Em acso de falha sofre um ferimento permanente.

A localização do ferimento deve ser determinada em uma rolagem de 1d8. Os efeitos são descritos abaixo.

1) Cabeça. Crânio rachado, com danos sérios ao cérebro. O personagem sofre -4 em Inteligência, Sabedoria e Carisma. Como alternativa, o personagem pode ficar cego.

2) Braço direito. Mão amputada. O personagem não pode mais usar armas de duas mãos, arma e escudo ou duas armas. Sofre -2 de penalidade em testes de Acrobacia, Atletismo, Ladinagem e Ofício. Se o personagem é destro, sofre -4 de penalidade em todas as jogadas de ataque por um mês. Se nada tiver sido especificado em contrário, todos os personagens são destros.

3) Braço esquerdo. como "braço direito" acima, mas o personagem sofre penalidade em ataques se for canhoto.

4-6) Tronco. Ferimento severo em orgãos importantes, dores crônicas para o resto da vida. -4 em testes de Fortitude, -1 PV permanente por nível.

7) Perna direita. Pé amputado ou joelho destruído. O deslocamento do personagem é reduzido à metade. Sofre -4 de penalidade em testes de Acrobacia, Atletismo, Furtividade e Iniciativa.

8) Perna esquerda. como "perna direita", acima.

Apenas as magias regeneração, desejo ou milagre (ou itens que as simulem) podem curar ferimentos permanentes.