O módulo básico de não traz regras para a criação de itens mágicos, pois este é o trabalho de artífices que passam suas vidas em oficinas, não de heróis aventureiros. Entretanto, pode ser que um jogador queira criar seus próprios itens mágicos. Nesse caso, os talentos a seguir podem ser usados — com a permissão do mestre, é claro. Para criar um item mágico, você deve possuir o talento correspondente ao tipo de item. Também deve cumprir outros pré-requisitos — veja a descrição de cada talento. Caso você cumpra todos os pré-requisitos do item, pode criá-lo. Isso exige uma semana por 1.000 PO de preço do item, e matérias-primas no valor de metade do preço do item. Por exemplo, criar um colar das bolas de fogo — um item de 12.000 PO — exige 12 semanas de trabalho e o gasto de 6.000 PO em matérias-primas. Além disso, a criação de um item mágico consome um pouco da essência vital de seu criador. O criador de um item mágico deve pagar uma quantidade de XP igual a 1/25 do preço do item. Portanto, a criação do colar das bolas de fogo custa 480 XP. Eis por que muitos conjuradores hesitam em criar itens mágicos. Itens mágicos sem pré-requisitos não podem ser criados. Os segredos de sua criação se perderam no tempo, ou são itens que surgem apenas espontaneamente. Também é possível consertar itens mágicos. Para consertar um item mágico você deve ter todos os pré-requisitos necessários para criá-lo, e gastar metade do tempo, TO e XP que gastaria para criá-lo. A seguir estão os talentos de criação de itens mágicos. 

Criar Armas e Armaduras Mágicas(Magia)Editar

Você pode criar armas, armaduras e escudos mágicos.

Pré-requisito: capacidade de lançar magias de 5º nível.

Benefício: você pode criar armas, armaduras e escudos mágicos. O pré-requisito para criar esses itens é a capacida-de de lançar magias de determinado nível, de acordo com o bônus total (bônus numérico + bônus por poderes especiais) do item: magias de 5° nível para itens com bônus de até +2, magias de 6° nível para itens com bônus de até +4, magias de 7° nível para itens com bônus de até +6, magias de 8° nível para itens com bônus de até +8 e magias de 9° nível para itens com bônus de até +10. Alguns poderes especiais possuem pré-requisitos adicionais, conforme sua descrição. O preço desses itens depende de seu bônus total.

Criar Cajados (Magia)Editar

Você pode criar cajados que você ou outro conjurador pode usar para lançar várias magias várias vezes.

Pré-requisito: capacidade de lançar magias de 7º nível.

Beneficio: você pode criar cajados. O pré-requisito para criar um cajado é conhecer todas as magias que ele irá conter. O preço de um cajado é dado em sua descrição.

Criar Itens Maravilhosos (Magia)Editar

Você pode criar acessórios mágicos, corno amuletos, anéis, braceletes, capas, etc.

Pré-requisito: capacidade de lançar magias de 5° nível.

Benefício: você pode criar acessórios. O pré-requisito para criar um acessório é dado em sua descrição. Por exemplo, para criar um amuleto do conhecimento arcano, você deve possuir Foco em Perícia (Conhecimento [arcano]) e conhecer detectar magia. O preço de um acessório é dado em sua descrição. 

Criar Varinha (Magia) Editar

Você pode criar varinhas que você ou outro conjurador pode usar para lançar uma magia várias vezes.

Pré-requisito: capacidade de lançar magias de 3° nível. 

Benefício: você pode criar varinhas. O pré-requisito para criar uma varinha é conhecer a magia que ela irá conter (varinhas podem conter magias de até 5° nível). O preço de urna varinha é igual ao nível mínimo que um conjurador precisa ter para lançar a magia contida nela x 750 PO. Se a magia tiver um componente material ou um custo em XP, você deve pagar esses custos para criar a varinha.

Escrever Pergaminhos (Magia)Editar

Você pode criar pergaminhos que você ou outro conjura-dor podem usar para lançar uma magia uma vez.

Pré-requisito: capacidade de lançar magias de 1º nível.

Beneficio: você pode criar pergaminhos. O pré-requisito para criar um pergaminho é conhecer a magia que ele irá conter (pergaminhos podem conter qualquer magia). O preço de um pergaminho é igual ao nível mínimo que um conjurador precisa ter para lançar a magia contida nele x 25 PO. Se a magia tiver um componente material ou um custo em XP você deve pagar esses custos para criar o pergaminho.

Preparar Poções (Magia)Editar

Você pode criar poções que você ou outro personagem podem beber para receber o efeito de uma magia.

Pré-requisito: capacidade de lançar magias de 2° nível.

Benefício: você pode criar poções. O pré-requisito para criar urnapoção é conhecer a magia que ela irá conter (poções podem conter magias de até 3° nível que tenham uma ou mais criaturas como alvo). O preço de urna poção é igual ao nível mínimo que um conjurador precisa ter para lançar a magia contida nela x 50 PO. Se a magia tiver um componente material ou um custo em XP você deve pagar esses custos para criar a poção. 

Criando Pergaminhos
Nível da Magia Custo XP
12,5 PO 1 XP
37,5 PO 3 XP
62,5 PO 5 XP
87,5 PO 7 XP 
112,5 PO 9 XP
137,5 PO 11 XP
162,5 PO 13 XP
187,5 PO 15 XP
212,5 PO 17 XP
Criando Poções
Nível da Magia Custo XP
25 PO 2 XP
75 PO 6 XP
125 PO 10 XP

Criando Varinhas
Nível da Magia Custo XP
375 PO 30 XP
1125 PO 90 XP
1875 PO 150 XP
2675 PO 210 XP 
3375 PO 270 XP