Tabela: Clã dos Rios Editar

Nível BBA Habilidades de Classe
+1 Direcionar a CorrentezaEspadas Ancestrais +1
+2 Densidade da ÁguaGrito de Kiai
+3 Bloqueio AmbidestroEspadas Ancestrais +2
+4 Fluidez das Águas
+5 Espadas Ancestrais +3
+6
+7 Combater com Duas ArmasEspadas Ancestrais +4
+8
+9 Espadas Ancestrais +5
10º +10 Grito de Kiai Aprimorado
11º +11 Apenas Respingos no LagoEspadas Ancestrais +6
12º +12
13º +13 Água sob a PonteEspadas Ancestrais +7
14º +14
15º +15 Direcionar a CorrentezaEspadas Ancestrais +8
16º +16 Chuva de Golpes
17º +17 Espadas Ancestrais +9
18º +18 Grito de Kiai Maior
19º +19 Espadas Ancestrais +10
20º +20 Chuva de Golpes

Características de Classe Editar

Tendência: Sempre Leal.

Pontos de Vida: um samurai começa com 20 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 5 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + mod. Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Adestrar Animais (Car), Atletismo (For), Atuação (Car), Cavalgar (Des), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Iniciativa (Des), Intuição (Sab), Meditação (Sab), Ofício (Int), Percepção (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves e médias), Usar Armas (simples e marciaisReflexos Rápidos.

Pré-requisito: talento Combater com Duas Armas.

Habilidades de ClasseEditar

Técnica de Luta: samurais dos Rios não recebem a habilidade técnica de luta.

Estilo de Combate: samurais dos rios não recebem a habilidade estilo de combate.

Olhar Assustador: samurais dos Rios não recebem a habilidade olhar assustador.

Direcionar a CorrentezaEditar

O samurai aprende que apenas os tolos nadam contra. Sempre que um oponente fizer uma investida você, você pode fazer um teste de Reflexo CD igual ao resultado do ataque. Se você for bem-sucedido evita o golpe. A partir do 15º nível, sempre uma investida desta forma, pode fazer um ataque imediato contra o oponente que tentou acertá-lo.

Espadas Ancestrais Editar

No 1º nível você recebe uma katana e uma wakizashi, sem custo. Esse conjunto é conhecido como daisho. Além disso, uma dessas armas (à sua escolha) recebe um bônus mágico de +1. Esse bônus pode ser usado para aumentar o bônus de melhoria ou comprar habilidades mágicas (veja a seção Itens Mágicos).

No 3º nível, e a cada dois níveis seguintes, uma destas armas (à sua escolha) aumenta seu bônus mágico em +1. Por exemplo, um samurai de 9º nível pode ter uma katana flamejante +2 e uma wakizashi afiada +1.

Nas mãos de qualquer outra pessoa, as armas se comportam como peças comuns. Se qualquer uma das armas for perdida ou destruída, você sofre penalidade de -1 em todas as jogadas e testes até recuperá-la ou comprar outra (pagando o custo normal).

Note que o samurai não começa com o talento Usar Arma Exótica (katana). Enquanto não adquire esse talento, ele deve empunhar a katana com as duas mãos, como uma arma marcial. Quando escolher o talento, ele poderá então usar a katana com apenas uma mão.

Alguns samurais têm outras armas ancestrais – embora isso seja raro. Exemplos incluem a naginata (mesmas estatísticas de uma alabarda) e o daikyu (mesmas estatísticas de um arco longo). O jogador tem a opção de escolher qualquer outra obra-prima (apenas uma) como arma ancestral.

Densidade da ÁguaEditar

Samurais dos Rios descendem de famílias de barqueiros. No 2° nível, você recebe um bônus de +4 em seus testes de Atletismo para nadar.

Grito de Kiai Editar

No 2º nível, você aprende a emitir um poderoso grito que torna seus ataques devastadores. Como uma ação livre, você recebe +2 nas jogadas de ataque e dano durante uma rodada. Esta habilidade pode ser usada um número de vezes por dia igual a 1 + seu modificador de Sabedoria.

Bloqueio AmbidestroEditar

O samurai dos Rios usa seu daisho como uma única arma de ataque e defesa. No 3° nível, você recebe o talento Bloqueio Ambidestro.

Fluidez das ÁguasEditar

No 4° nível, você bônus de +4 em testes de Reflexos.

Combater com Duas Armas AprimoradoEditar

No 7° nível, você recebe o talento Combater com Duas Armas Aprimorado.

Grito de Kiai Aprimorado Editar

No 10º nível, o bônus fornecido pelo Grito de Kiai nas jogadas de ataque e dano aumenta para +4.

Apenas Respingos no LagoEditar

O samurai dos Rios não se abala com as flechas de seus inimigos. A partir do 11º nível, se você estiver usando duas armas, pode tentar evitar o ataque físico à distância, uma vez por rodada. Faça uma jogada de ataque contra o resultado do distância que deseja evitar, com o modificador por usar duas armas. Se você vencer a disputa, apara o projétil ou arma, evitando o ataque.

Água sob a PonteEditar

No 13° nível, você recebe o talento Mobilidade Perfeita, mesmo que não cumpra seus pré-requisitos.

Chuva de GolpesEditar

O fracasso não abala o samurai dos Rios. A partir do 16º nível, sempre que você errar ambos os seus ataques usando duas armas, pode fazer o dobro de ataques contra o mesmo oponente na rodada seguinte. Por exemplo, se você errou seu ataque com a katana e seu ataque com wakizashi, pode atacar quatro vezes (duas vezes com a katana, duas com a wakizashi), mas apenas contra o oponente que tentou acertar antes. Todos estes ataques são calculados como se você desferisse apenas dois ataques. No 20° nível, você se torna uma tempestade de golpes. Sempre que você errar um de seus ataques, pode atacar duas vezes com a arma que errou na rodada seguinte. Por exemplo, se errou com a katana mas acertou com a wakizashi, pode atacar duas vezes com a katana e uma vez com a wakizashi.

Grito de Kiai Maior Editar

No 18º nível, o bônus fornecido pelo Grito de Kiai nas jogadas de ataque e dano aumenta para +6.