FANDOM


Tabela: CenobitaEditar

 
Nível BBA Habilidades de Classe
+0 Magias, armadura da austeridade
+1 Voto sagrado 
+2
+3 Voto sagrado 
+3
+4 Voto sagrado 
+5
+6 Voto sagrado 
+6
10º +7 Voto sagrado

Pré-requisitosEditar

  • Habilidades: Sabedoria 15
  • Pericias: Treinando em Oficio (qualquer)
  • Magias: Capacidade de lançar magias divinas de 3º Nivel
  • Tendencia: Qualquer Leal

Características de ClasseEditar

Magias: níveis de cenobita acumulam se com níveis numa classe conjuradora divina que o personagem já possua para propósitos de magias conhecias e PM.

Armadura da Austeridade: cenobitas não usam armaduras, considerando que são chamativas demais e conduzem à soberba. Contentam-se com seus robes e, talvez, uma camisa de pelos por baixo (algo que serve apenas para causar desconforto ao cenobita). Contudo, um cenobita sem armadura adiciona seu nível de personagem (em vez de metade de seu nível) à sua CA.

Votos Sagrados: no 2° nível, e a cada dois níveis seguintes, o cenobita deve fazer um voto sagrado da lista abaixo. Estas são normas autoimpostas que regem a vida do cenobita. Ele pode escolher qual voto fará a cada nível, mas, uma vez que faça essa escolha, não pode mudá-la.

Caso quebre um de seus votos, o cenobita perde todas as suas habilidades de classe até que cumpra uma penitência imposta por outro cenobita da mesma divindade e de nível maior (pode ser bem raro achar alguém assim...).

Voto de Abstinência: o cenobita não consome nenhuma bebida ou substância que possa alterar sua consciência, como álcool ou drogas. Também abre mão de poções, considerando-as uma afronta à perfeição do corpo mortal designado pelos deuses. Três vezes por dia, como uma ação livre, o cenobita pode lançar agilidade do gato, astúcia da raposa, esplendor da águia, força do touro, sabedoria da coruja ou vigor do urso em si mesmo.

Voto de Autoflagelação: considerado o mais extremo de todos, o voto de autofl agelação signifi ca que o cenobita se pune ativamente apenas por ser um mortal pecador e imperfeito. Ele usa chicotes ou pequenas lâminas para se ferir todos os dias. O total de PV do cenobita nunca pode ultrapassar três quartos de seu total “normal”. O cenobita pode usar seus PV no lugar de seus PM para lançar magias ou prepará-las.

Voto de Caridade: o cenobita doa para os pobres e necessitados tudo que possui ou conquista, dedicando também várias horas de seu dia para o serviço a pessoas carentes. Não é o mesmo que voto de pobreza — o cenobita deve realmente trabalhar para a caridade, não apenas abrir mão de acumular riquezas. Todo tesouro que o restante do grupo recebe aumenta em 20% (aventureiros adoram cenobitas caridosos!).

Voto de Castidade: o cenobita não pode ter relações sexuais, casar-se ou mesmo beijar qualquer pessoa. Alguns cenobitas levam isso mais ao extremo, proibindo qualquer contato físico com membros do sexo oposto, ou do mesmo sexo. Em algumas ordens, até mesmo falar com qualquer pessoa romanticamente atraente é proibido. O cenobita pode rolar duas vezes qualquer teste de Intuição ou Vontade, escolhendo o melhor resultado.

Voto de Obediência: o voto mais comum. O cenobita obedece a todas as ordens de seus superiores na fé. Também é humilde e obedece sem questionar a quem tiver um status maior na comunidade (por exemplo, um nobre). Frente a uma injustiça dos poderosos, aguentará em silêncio, confiando em seu deus e em seus senhores. Uma vez por dia, o cenobita pode lançar uma magia divina sem pagar PM (ou sem esquecê-la), mas apenas se fi zer isso na mesma rodada em que alguém tiver lhe pedido.

Voto de Pobreza: o cenobita não pode possuir nenhum item mágico nem nada com valor acima de 10 TO (valor total de todas as suas posses). Também deve dormir ao relento ou em celeiros, porões, etc., e deve comer apenas o mínimo para se manter alimentado (recusando qualquer banquete, rejeitando doces e guloseimas, etc.). Ele recebe todos os benefícios do talento Ao Sabor do Destino (Tormenta RPG, Capítulo 5).

Voto de Produtividade: em vez de passar a vida toda em contemplação, o cenobita realiza trabalho duro todos os dias. Cuida de animais do mosteiro, limpa o chão, trabalha na construção, carrega peso, cozinha... Caso esteja longe do mosteiro, deve dedicar pelo menos duas horas por dia a trabalho físico, que benefi cie a igreja de alguma forma (colocando marcações em uma estrada abandonada, entalhando símbolos sagrados, tecendo roupas, etc.). O cenobita pode rolar duas vezes qualquer teste de Constituição ou Fortitude, escolhendo o melhor resultado.

Voto de Silêncio: o cenobita não pode falar ou se expressar vocalmente de forma alguma. Pode ocasionalmente se comunicar através de sinais ou por escrito, mas isso deve ser feito apenas em caso de extrema necessidade. Todas as magias do cenobita passam a ser afetadas pelo talento metamágico Magia Silenciosa, mesmo que ele não possua este talento, sem qualquer aumento nos PM necessários.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória