Tabela: O Bufão Enganador Editar

Bufao Enganador.jpg

Bufão Enganador

Nível BBA Habilidades de classe
+0 Cabriolas de bobo, magias, música de bardo
+1
+2 Cabriolas de bobo
+3 Arremedar
+3 Cabriolas de bobo
+4
+5 Cabriolas de bobo
+6 Rir de tudo
+6 Cabriolas de bobo
10º +7 Piada mortal

Pré-Requisitos Editar

Perícias: Acrobacia 8 graduações, treinado em Atuação (dramaturgia).

Tendência: Qualquer não Leal.

Especial: Deve possuir a habilidade de classe música de bardo (canção apavorante) e ser devoto do deus da enganação.

Habilidades de Classe Editar

Cabriolas de Bobo Editar

Você pode usar cabriolas (cambalhotas, pequenos atos de comédia, bobagens em geral) para gerar vários efeitos mágicos. Você começa com dois efeitos da lista a seguir. No 3° nível, e a cada dois níveis seguintes, aprende um novo efeito.Todos os efeitos têm alcance de 9m e duração de 1 minuto, a menos que sua descrição diga o contrário. À sua escolha, você pode aprender um efeito da lista de músicas de bardo no lugar de um efeito da lista a seguir. Usar esta habilidade é uma ação padrão, e ela conta como um uso de música de bardo (ou seja, você pode usar música de bardo e/ou cabriolas de bobo um número de vezes por dia igual a seu nível de bardo mais seu nível de bufão enganador + seu modificador de Carisma). Você só pode usar esta habilidade se for treinado em Atuação (dramaturgia). Ela só afeta criaturas inteligentes (Int 3 ou mais) que possam vê-lo. Esta habilidade conta como música de bardo para todos os efeitos (por exemplo, talentos, itens mágicos e habilidades de classe que afetam música de bardo também afetam cabriolas de bobo).

Cabriola Desajeitada: Você finge que cai, atrapalha-se com seus próprios pés e não consegue nem mesmo caminhar. Todas as criaturas que você escolher dentro do alcance precisam fazer testes de Acrobacia contra CD 20 no início de cada um de seus turnos, durante a duração do efeito, para ficarem de pé. Em caso de falha, caem no chão.

Cabriola Hilariante: Escolha uma criatura dentro do alcance e faça um teste de Atuação (dramaturgia). Pela duração do efeito, a criatura escolhida gasta todas as suas ações padrão rindo descontroladamente. A vítima ainda tem direito a sua ação de movimento. No início de cada um de seus turnos, a vítima tem direito a um teste de Vontade, com CD igual ao resultado do seu teste de Atuação, e com um bônus cumulativo de +1 para cada teste já realizado, para escapar do efeito.

Cabriola Hilariante em Massa: Como cabriola hilariante, mas afeta todas as criaturas que você escolher dentro do alcance. Pré-requisito: cabriola hilariante.

Humor Negro: Use suas cabriolas de bobo em um inimigo dentro do alcance à sua escolha. Se, durante a duração do efeito da cabriola, este inimigo for ferido em combate, você aponta para ele e ri (como uma reação). Então, um aliado à sua escolha pode fazer um ataque corpo-a-corpo imediato contra o inimigo, como uma reação. Este aliado deve estar em posição que permita realizar o ataque.

Humor Negro Aprimorado: Como humor negro, mas todos os seus aliados que estiverem dentro do alcance de um ataque corpo-a-corpo do inimigo recebem um ataque corpo-a-corpo imediato. Pré-requisito: humor negro.

Magia Maluca: Você aponta para uma criatura dentro do alcance e faz uma série de gestos debochados, imitando o ato de lançar uma magia. Faça um teste de Atuação (dramaturgia). Durante a duração do efeito, se este inimigo lançar qualquer magia, precisa fazer um teste de Identificar Magia (CD igual ao resultado do seu teste de Atuação + o nível da magia). Se ele falhar, a magia é anulada (mas os PM ainda são gastos).

Magia Maluca em Massa: Como magia maluca, mas afeta todas as criaturas dentro do alcance à sua escolha. Pré-requisito: magia maluca.

Rir da Desgraça Alheia: Use suas cabriolas em um inimigo dentro do alcance à sua escolha. Se, durante a duração do efeito, este inimigo falhar em uma ação qualquer (um ataque, um teste de perícia, um teste de resistência, etc.), sofre uma penalidade de –1 em todas as tentativas de realizar esta mesma ação, enquanto você zomba de seu fracasso. Caso ele falhe de novo, a penalidade aumenta para –2, então –3, etc. Mesmo que o alvo seja bem-sucedido na ação, as penalidades não são anuladas — elas só desaparecem quando o efeito da cabriola acaba.

Magias Editar

Níveis de bufão enganador acumulam-se com níveis de uma classe conjuradora que o personagem já possua para propósitos de magias conhecidas e PM.

Música de Bardo Editar

Níveis de bufão enganador acumulam-se com níveis de bardo para determinar quantos usos diários de música de bardo o personagem possui.

Arremedar Editar

No 4° nível, o bufão enganador adquire a capacidade de ridicularizar seus inimigos a ponto de condená-los ao fracasso. Quando um inimigo a até 9m que você possa ver realizar um ataque, teste de perícia ou teste de resistência, você pode imitá-lo, realizando a mesma ação, mas da forma mais ridícula possível — fingindo que está disparando um arco que não existe, dando ordens para soldados inexistentes com voz de idiota, etc. Então, você faz o mesmo tipo de teste que seu inimigo está fazendo, com os seus próprios modificadores. O seu inimigo usa o resultado do seu teste como se fosse o teste dele. Usar esta habilidade é uma reação, e você pode usá-la um número de vezes por dia igual a seu modificador de Carisma (mínimo 1).

Rir de Tudo Editar

A partir do 8º nível, o bufão enganador consegue achar graça de qualquer coisa, mesmo da própria desgraça. Sempre que você for alvo de um ataque ou efeito que imponha uma penalidade numérica, pode fazer um teste de Atuação (dramaturgia) contra CD 20 + o nível da criatura que gerou o efeito (ou ND, caso o efeito não possua nível, como uma armadilha). Se for bem sucedido, você reverte o efeito, recebendo pontos de vida temporários, se fosse sofrer dano, ou um bônus equivalente à penalidade que sofreria. Por exemplo, se você for alvo de um efeito que cause uma penalidade de –4 de Força, em vez disso recebe um bônus de +4 em Força. A duração do bônus é de um minuto, independentemente da duração do efeito original. Usar esta habilidade é uma reação, e ela pode ser usada uma vez por dia.

Piada Mortal Editar

No 10° nível, o bufão enganador adquire sua habilidade máxima — a pilhéria que mostra para seus inimigos que a vida e o mundo não têm sentido, são apenas uma piada de mau gosto dos deuses. Como uma ação completa, você conta uma piada para um inimigo (que deve ter Inteligência 3 ou mais e ser capaz de ouvi-lo e compreendê-lo). Faça um teste de Atuação (dramaturgia) resistido pelo teste de Vontade do inimigo. Caso você vença, ele entra em desespero, rindo e chorando da futilidade da Criação. No próximo turno dele, gasta toda sua ação para fazer um ataque contra si mesmo, usando o melhor ataque que possui. Este ataque é um crítico automático. Você pode usar esta habilidade uma vez por dia. Afinal, se contada muitas vezes, toda piada acabando perdendo a graça.