Ficha de CriaturasEditar

NomeEditar

Este é o nome pelo qual a criatura é mais conhecida. O texto pode apresentar outras denominações ou "apelidos"

NDEditar

O nível de desafio da criatura.

Tipo e NívelEditar

O tipo da criatura (como animal ou morto-vivo, por exemplo) e seu nível. O nível de criatura funciona exatamente como o nível de personagem — uma criatura soma metade do seu nível em sua classe de armadura, recebe um talento a cada nível ímpar, etc. Tudo já está contabilizado nas estatísticas de cada criatura.

Se quiser criar um exemplar mais forte de uma criatura específica pode aumentar seu nível. Use as mesmas regras usadas para personagens jogadores. A cada nível adicional, uma criatura recebe bônus base de ataque (de acordo com seu tipo), pontos de vida (de acordo com seu tipo e Constituição) e graduações em perícias. A cada nível ímpar, recebe um talento. A cada nível par, recebe um aumento de habilidade e um bônus de +1 na CA, nas resistências e no dano. Não se esqueça de subir a ND de qualquer criatura com níveis aumentados!

TamanhoEditar

A categoria de tamanho da criatura. O tamanho define o espaço que a criatura ocupa, além de seu alcance natural (até onde ela pode atingir com um ataque corpo-a-corpo). Estas informações são descritas em detalhes em Combate. A categoria de tamanho também fornece modificadores de ataque, CA e testes de Furtividade — mas, mais uma vez todos os modificadores já estão inclusos nas fichas.

TendênciaEditar

As inclinações éticas e morais da criatura.

IniciativaEditar

O bônus de Iniciativa da criatura.

SentidosEditar

O bônus de Percepção da criatura, além de qualquer habilidades especiais relacionadas, como faro e visão na penumbra.

Classe de ArmaduraEditar

A CA da criatura — o resultado que um personagem precisa atingir em sua jogada de ataque para acertar a criatura.

Pontos de VidaEditar

Os PV da criatura — a quantidade de dano que ela pode sofrer antes de cair.

ResistênciasEditar

Os bônus de Fortitude, Reflexos e Vontade da criatura, além de quaisquer habilidades especiais relacionadas, como redução de dano e resistência a magia.

DeslocamentoEditar

A quantidade de metros que a criatura consegue percorrer com uma ação de movimento. O número padrão é o deslocamento terrestre da criatura. Uma criatura também pode possuir outras formas de deslocamento, como voo e natação.

Ataque Corpo-a-CorpoEditar

Os ataques corpo-a-corpo que a criatura pode realizar. Após o nome do ataque está o bônus de ataque. Entre parênteses, o dano e o crítico. Caso o crítico não apareça, será 20/x2. Note que alguns ataques causam outros efeitos além de dano, como veneno ou paralisia. Estes efeitos estarão sempre listados junto ao dano, dentro dos parênteses.

Ataque a DistânciaEditar

Os ataques à distância que a criatura pode realizar, no mesmo formato dos ataques corpo-a-corpo. Caso a criatura não possua ataques à distância, esta linha não aparecerá.

HabilidadesEditar

Os valores de Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma da criatura.

PeríciasEditar

Os valores totais de perícias da criatura (além de Iniciativa e Percepção, que já apareceram). Caso a criatura não possua perícias além de Iniciativa e Percepção, esta linha não aparecerá.

Habilidades EspeciaisEditar

Quaisquer talentos ou habilidades especiais que a criatura possua. Caso a criatura não possua habilidades especiais, esta linha não aparecerá.

EquipamentoEditar

Itens normalmente carregados pela criatura, como armas, armaduras, mochilas, etc. Todos os modificadores relacionados ao equipamento já estão inclusos nas estatísticas da criatura. Caso a criatura não possua equipamento, esta linha não aparecerá.

TesouroEditar

A categoria de tesouro da criatura, entre nenhum, padrão, dobro e triplo. A página Tesouros traz informações sobre como calcular tesouros.

Tipos de CriaturasEditar