Preço Bônus
na CA
Bônus Máximo
de Destreza
Penalidade
de Armadura
Peso
Armaduras Leves
Armadura acolchoada 5 PO +1 +8 0 5Kg
Corselete de couro 10 PO +2 +6 0 7Kg
Couro batido 25 PO +3 +5 -1 10Kg
Camisa de cota de Malha 100 PO +4 +4 -2 12Kg
Armaduras Médias
Gibão de peles 15 PO +3 +4 -2 12Kg
Brunea 50 PO +4 +3 -3 15Kg
Cota de malha 150 PO +5 +2 -3 20Kg
Couraça 200 PO +5 +3 -4 15Kg
Armadura de Gladiador 200 PO +5 +2 -5 15Kg
Couraça de Bronze 500 PO +4 +4 -4 12Kg
Armaduras Pesadas
Cota de talas 200 PO +6 +0 -4 20Kg
Loriga segmentada 250 PO +6 +1 -5 17Kg
Meia-armadura 600 PO +7 +1 -4 22Kg
O-Yoroi 1.000 PO +7 +2 -5 22Kg
Armadura completa 1.500 PO +8 +1 -5 25Kg
Escudos
Escudo leve 5 PO +1 --- -1 3Kg
Escudo pesado 15 PO +2 --- -2 7Kg
Escudo de corpo 50 PO +4 --- -5 15Kg

Armaduras e EscudosEditar

Armaduras leves, médias e pesadas. Quanto à facilidade de uso, peso, proteção, e mobilidade para o usuário existem em três grupos:

Armaduras leves: Normalmente são feitas de tiras de couro ou pele de animal, oferecendo pouca proteção, mas preço relativamente baixo e muita liberdade de movimentos. Vestir ou remover uma armadura leve demora uma ação completa. Todos os personagens – exceto feiticeiros, magos e monges – ganham o talento Usar Armaduras Leves

Armaduras Médias: Em geral são feitas de cota de malha (espécie de trama feita com anéis metálicos), mas também podem incluir placas de materiais diversos como reforço. Usar uma armadura média reduz seu deslocamento em 3m, exceto para anões. Vestir ou remover uma armadura média demora um minuto. Abençoados, bárbaros, clérigos, druidas, guerreiros, nobres, paladinos, rangers, samaritanos e samurais ganham o talento Usar Armaduras Médias.

Armaduras Pesadas: São as mais fortes, quase totalmente feitas de escamas e placas de metal ou outros materiais rígidos. Oferecem proteção pesada, mas restringem severamente os movimentos. Usar uma armadura pesada reduz seu deslocamento em 3m, exceto para anões. Vestir ou remover uma armadura pesada demora cinco minutos. Apenas Clérigos, guerreiros, nobres, paladinos, samaritanos e samurais ganham o talento Usar Armaduras Pesadas.

Mesmo que uma classe não ganhe talentos próprios para usar certa armadura, qualquer personagem pode escolher talentos Usar Armadura mais tarde, como talentos normais.

Um personagem vestindo uma armadura ou escudo que não saiba usar aplica a penalidade de armadura (veja adiante) não apenas em perícias, mas também em jogadas de ataque e testes de perícias baseadas em Força e Destreza. Escudos. Existem escudos leves e pesados. Um personagem com o talento Usar Escudo sabe usar ambos. Colocar ou tirar um escudo de qualquer tipo exige uma ação de movimento.

Todos os personagens – exceto feiticeiros, magos, monges, samurais e swashbucklers – ganham o talento Usar Escudo.

Qualidade das ArmadurasEditar

Preço. Este é o preço por armaduras completas "partes" de armaduras não costumam ser vendidas separadamente, e não oferecem proteção quando usadas de forma avulsa. Algumas podem custar mais caro ou mais barato, conforme onde são compradas, sua qualidade, negociação...

Bônus na CA. Cada armadura fornece um bônus próprio à classe de armadura do usuário. Quanto mais pesada, maior o bônus. Este bônus acumula-se com aquele que todo personagem recebe (metade de seu nível). Bônus de escudos também acumulam-se com a armadura e com o bônus por nível.

Não se pode vestir uma armadura sobre outra. Pode-se usar armadura e escudo ao mesmo tempo, mas não dois escudos.

Bônus Máximo de Destreza. O peso de algumas armaduras pode impedir que personagens ágeis consigam tirar proveito máximo de sua Destreza. Usando a armadura indicada, mesmo que o usuário tenha um modificador de Destreza maior, este é o máximo que ele poderá utilizar.

Isso quer dizer que um guerreiro com Destreza 18 (+4) com uma cota de malha tem modificador de Destreza +2 enquanto a estiver utilizando. Enquanto isso, outro guerreiro com Des 12 (+1) não sofre qualquer modificação.

Penalidade de Armadura. Por seu peso e rigidez, a maioria das armaduras dificulta o uso de perícias que demandam agilidade. Aplique a penalidade de armadura em testes de Acrobacia, Atletismo, Furtividade e Ladinagem. Penalidades de armaduras e escudos se acumulam.

Peso. O peso de uma armadura pode afetar a capacidade de carga do personagem, ou como ela é afetada por algumas magias.

Descrição das ArmadurasEditar

Armadura Acolchoada
Editar

Composta por várias camadas de tecido sobrepostas. É a armadura mais leve, mas também é a que oferece menos proteção.

Armadura CompletaEditar

A mais forte e pesada, formada por placas de metal forjadas e encaixadas de modo a cobrir o corpo inteiro. Inclui manoplas e grevas (luvas e botas metálicas, respectivamente), um elmo com viseira e um colete acolchoado para ser usado sob as placas. Correias e fivelas distribuem o peso da armadura pelo corpo inteiro.

Esta armadura precisa ser feita sob medida para cada usuário; um ferreiro cobra 500 PO para adaptar uma armadura completa a um novo usuário.

Armadura de GladiadorEditar

Formada por uma couraça de bronze, um par de caneleiras de couro, uma manga de couro (apenas um dos braços é protegido) e um grande elmo com viseira, esta armadura foi criada para fornecer proteção sem tirar a mobilidade do usuário. Para efeitos de habilidades e redução de deslocamento, a armadura de gladiador é considerada uma armadura leve.

BruneaEditar

Colete de couro coberto com plaquetas de metal sobrepostas, como escamas de um peixe.

Camisa de Cota de MalhaEditar

Versão mais leve da cota de malha, cobrindo apenas o torso.

Corselete de Couro
Editar

O peitoral desta armadura é feito de couro curtido em óleo fervente, para ficar mais rígido, enquanto as demais partes são feitas de couro flexível.

Cota de MalhaEditar

Longa veste de anéis metálicos interligados, formando uma malha flexível e resistente, que vai até os joelhos.

Cota de TalasEditar

Armadura composta de talas de metal cuidadosamente costuradas sobre um corselete de couro. É a armadura tradicional do samurai, embora exista em versões nativas de todos os reinos.

CouraçaEditar

Peitoral de aço que protege o peito e as costas. Popular entre nobres e oficiais.

Couraça de BronzeEditar

O bronze não é tão resistente quanto o aço, mas é mais maleável, e pode ser esculpido com desenhos complexos.Isso faz com que seja popular entre nobres e oficiais. A couraça de bronze fornece um bônus de +2 nos testes de Diplomacia

Couro BatidoEditar

Versão mais pesada do corselete de couro, reforçada com rebites de metal.

Escudo LeveEditar

Esse escudo de madeira é amarrado no antebraço, deixando a mão livre. O usuário pode carregar um objeto na mão do escudo, mas não manusear uma arma.

Escudo PesadoEditar

Esse escudo de aço é preso ao antebraço e também deve ser empunhado com firmeza, impedindo o usuário de usar aquela mão.

Escudo de CorpoEditar

Muito alto e largo, este escudo é capaz de cobrir quase todo o corpo do usuário. Um escudo de corpo não pode ser usado montado. Para usa esse escudo, você precisara do talento Usar Escudo de Corpo.

Gibão de PelesEditar

Usada principalmente por bárbaros e selvagens, esta armadura é formada por várias camadas de peles e couro de animais.

Loriga SegmentadaEditar

Composta de tiras horizontais de metal, esta armadura é pesada e resistente. Peça muito utilizada por legionários minotauros.

Meia-Armadura
Editar

Combinação de cota de malha e placas de metal posicionadas sobre as áreas vitais.

O-YoroiEditar

Usada pelos samurais, esta armadura é formada por pequenas placas metálicas unidas por nós de couro colorido. Inclui o kabuto, um elmo com uma máscara metálica.